Atualização

Rumo ao sinal digital

Pedro Osório possui os melhores índices de retirada dos equipamentos

Gabriel Huth -

Nove municípios da Zona Sul firmaram, ontem, uma parceria com a Seja Digital. A entidade foi criada pela Anatel para operacionalizar a mudança do sistema analógico para o digital da televisão no Brasil. A assinatura contou com a presença de prefeitos e secretários de Arroio do Padre, Pelotas, Canguçu, Capão do Leão, Cerrito, Morro Redondo, Pedro Osório, São Lourenço do Sul e Turuçu. O sinal analógico será desligado no dia 28 de novembro. A parceria quer treinar servidores municipais para divulgar informações sobre a mudança.

Equipes de agentes têm cadastrado famílias de baixa renda integrantes de programas sociais nestes municípios. Estas famílias têm direito a receber um kit gratuito. Através destes agentes, beneficiários marcam o horário e o local da entrega. Nestes municípios, 61% de quem recebe os benefícios já retirou seu equipamento. Até o final de 2018, cerca de mil cidades devem estar operando somente com o sinal digital. Totalidade é projetada para 2023.

A entidade espera doar até 42 mil equipamentos na região sul. Somente em Pelotas, número total deve se aproximar de 23 mil. "É importante esta parceria com os municípios porque dão amplitude para as nossas ações e garante a circulação de informações nos equipamentos públicos que são muito acessados pela população de baixa renda, como postos de saúde e escolas municipais", comentou a diretora de comunicação social da Seja Digital, Patrícia Abreu.

Compromisso com o digital
Em seu discurso no ato, a prefeita Paula Mascarenhas (PSDB) manifestou que as assinaturas representam o compromisso dos municípios da região em se tornarem digitais. "É um desafio imenso chegar a todos, mas é uma transformação positiva, que dá mais qualidade", avaliou Paula.

Pedro Osório possui os melhores índices de retirada dos equipamentos. O prefeito Moacir Alves também esteve presente para assinar seu termo de parceria. "Está bem divulgado em todas as esferas do municípios. Já entregamos mais de 700 aparelhos", enumerou o prefeito. A mobilização tem sido em torno das áreas de assistência social. Em Turuçu, a prefeita Selmira Fehrenbach disse que faltam ser entregues apenas 50 kits. "É um trabalho intenso das nossas assistentes sociais. Em breve vamos alcançar os 100% de atendidos", projetou Selmira.

Direito a kit gratuito
Para saber quem tem o direito de receber o kit gratuito, a população deve ligar para o número 147 e informar o seu Número de Identificação Social (NIS). A ligação é gratuita. Outra possibilidade é através do site "sejadigital.com.br/kit". A Seja Digital foi criada pela Anatel como uma entidade não governamental e sem fins lucrativos para dar suporte, desenvolver campanhas informando a população sobre a mudança e a distribuição de kits para famílias cadastradas em programas sociais do governo federal.

Porcentagem de kits retirados pelos beneficiados
Turuçu - 75%
São Lourenço do Sul - 53%
Pelotas - 60%
Pedro Osório - 79%
Morro Redondo - 76%
Cerrito - 75%
Capão do leão - 55%
Canguçu - 58%
Arroio do Padre - 38%

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Uma chama que se renova a cada ano Anterior

Uma chama que se renova a cada ano

Últimas chances de aderir ao Refispel Próximo

Últimas chances de aderir ao Refispel

Deixe seu comentário